Em primeiro lugar, em virtude de ter sido o primeiro aeroporto da Ilha do Sal, foi construído em 1939 pelo governo italiano, servi de plataforma para voos internacionais e domésticos e escala técnica para abastecimento, ponto de parada das provisões da Europa para a América do Sul. O primeiro voo à chegada de Roma e Sevilha foi em 15 de dezembro de 1939. Até setembro de 2005, era o único aeroporto de Cabo Verde a servir vôos internacionais.
- Nomeação do aeroporto
O aeroporto tem o nome do líder revolucionário Amílcar Cabral, líder na luta pela independência na Guiné-Bissau e em Cabo Verde.
-Distância do centro da cidade
O Aeroporto Internacional Amilcar Cabral está localizado a dois quilômetros a oeste-sudoeste de Espargos, na Ilha do Sal. A travessia do aeroporto para o centro da cidade leva, em média, menos de dez minutos.
-Nave espacial
O Aeroporto internacional Amílcar Cabral, situado na ilha do sal, tem uma pista de 3,270 metros adequada ás aeronaves de classe 4E da ICAO (B747/400 e A340/600), é considerado aeroporto alternante ás naves espacial Shuttle da NASA.
Este aeroporto também era um dos locais da NASA para uma instalação para lidar com o ônibus espacial após entrar novamente em órbita. A pista principal dos aeroportos tem 3.270 m (10.734 pés) de comprimento e é aeroporto com pista de maior dimensão em Cabo Verde.
É usado para voos de curta e longa distância; também serviu como uma das pistas de pouso de emergência designadas para o Ônibus Espacial dos EUA
-Ligação
O aeroporto está localizado no lado oeste da estrada (EN1-SL01), ligando Espargos e Santa Maria (o principal destino turístico da ilha). Embora não haja transporte público agendado; táxis, carros compartilhados conhecidos como "aluguer" e carros de aluguel estão disponíveis.
Comentarios